top of page
Foto do escritorDr. Ronaldo Perches Queiroz

H3N2: Pneumologista explica origem, causa e sintomas da nova variante da gripe

Atualizado: 20 de abr. de 2022

Ronaldo Queiroz também falou sobre qual o efeito da vacina contra a gripe nesta nova cepa circulante




Responsável por seis mortes em Mato Grosso do Sul, a H3N2 é uma gripe que pode ser letal para algumas pessoas. Em conversa com o pneumologista, Ronaldo Queiroz, ele afirma que a cepa não é necessariamente grave, mas pode evoluir para a Pneumonia Bacteriana em pacientes de maior risco, como crianças, idosos, portadores de comorbidades ou doenças que provoquem imunidade baixa.

De acordo com Ronaldo, os sintomas são parecidos com os da Covid-19. “Tosse, febre alta, coriza, dor de garganta, dor nos fundos dos olhos, dores no corpo, fadiga (cansaço) e em casos mais graves diarreias e até vômitos. No início, os sintomas são muito parecidos com os sintomas da Covid-19, o que necessita que o paciente procure um médico o mais breve possível para fazer o diagnóstico e tratamento corretos”, salientou.


A Gripe H3N2 dura em média de 5 a 7 dias podendo durar até 10 dias. As infecções por essa nova cepa aumentou a procura por atendimento médico nas unidades de saúde pública da capital, motivando a instalação de tendas de atendimento nas UPAS.

Quando se está com sintomas, as pessoas pensam logo em como se tratar, lembre-se que um médico sempre deve ser consultado, e a hidratação oral é fundamental. Segundo Ronaldo Queiroz, também podem ser usados medicamentos antivirais apenas com indicação e supervisão médica. “No caso da H3N2 a droga indicada é o Oseltamivir, que deve ser iniciado precocemente, até 48 horas após o início dos sintomas”.

O que leva a doença a sua forma mais agressiva são as principais complicações, como a Pneumonia Bacteriana, mencionado acima e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma Pneumonia Viral que pode levar o paciente para a UTI com Insuficiência respiratória grave.

Os cuidados devem ser redobrados, pois a vacina contra a gripe não é eficaz contra a nova variante aponta o pneumologista. "A vacinação contra a gripe sempre é realizada no entre os meses de março e abril (outono-inverno). A vacina que foi aplicada ano passado, 2021, tem em sua formulação a H3N2, porém, este surto fora de época é provocado por uma variante da Inflenza H3N2. Assim, a vacina atual não tem efeito sobre a cepa hoje circulante", concluiu.


Origem

A H3N2 é uma gripe, uma doença viral aguda transmissível que afeta o trato respiratório superior e inferior causada pelo vírus influenza. A palavra "influenza", usada ainda hoje para nomear os vírus que provocam esse tipo de infecção nas vias respiratórias, era utilizada na Idade Média para qualquer tipo de epidemia.

A origem do nome tem a ver com a crença, na época, de que as doenças que afetavam a humanidade de vez em quando eram influenciadas pelos astros. No século 18, os italianos já falavam de uma "influenza di catarro" que se espalhou pela Europa

Veja hábitos que podem evitar a contaminação:

- Higienizar as mãos com frequência;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível,

ambientes com aglomeração;

- Evitar visitas a hospitais;

- Ventilar os ambientes.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page